Ah, o amor...: Romance Fofo x Romance Meloso

Por alguma razão ainda desconhecida, sinto que, nesses últimos dias ando tendo um contato maior com histórias românticas ou similares. Talvez tenha sido os últimos livros que li (tais como Clarissa, de Érico Veríssimo; Sábado à Noite, da Babi Dewet) ou da enxurrada de filmes da Disney que eu e a Marina assistimos nessa Páscoa ou das músicas meio melosas que ando escutando. Não importa exatamente o porquê, mas sim as consequências de ter passado tanto tempo em contato com o amor: o que diferencia um romance meloso para um romance fofo?


Porque, querendo ou não, sempre haverá dois tipos de romance, seja em livros, seja em filmes. Haverá aqueles em que você soltará infinitos "oooooooooooooooooown ", desejando que o casal seja feliz, se resolvam e morram de tanta fofura, mas também existirão outros que te deixaram com vontade de rasgar o livro/quebrar a televisão por ser algo tão insuportável aos olhos/ouvidos e compreensão. Afinal, para tudo se tem um limite: até para o amor.
Andei conversando com alguns amigos também blogueiros sobre o assunto. E eis que eles disseram:

Ok, romance fofo é aceitável. Assim como uma ou duas colheres a mais de açúcar no café.
Já romance meloso me faz querer vomitar.
Ren Deville

O romance fofo tem bom texto e não tem encheção ou aquele cara que acha a menina melhor que tudo na vida.
Danilo Barbosa

E aí? Para vocês, o que é um romance fofo e o que é um romance meloso? Qual de vocês é o favorito e quais os exemplos que citariam para ambas classificações? Fica aberta a pergunta \o\

4 comentários:

Fabi 26 de abril de 2011 às 19:17  

Bom, quem me conhece sabe que não sou nem um pouco romântica....e tbm não curto muito livros/filmes do gênero, mas sempre tem aqueles enredos bonitinhos que vc não deixa de gostar (romance fofo), mas nada de exageros (romance meloso). E sim acho que tem muita diferença entre eles.

Amanda Lima 27 de abril de 2011 às 09:09  

Romance fofo: ahn... puxa, só me vêm romances trágicos xD pera que eu acho um...
Ahhh, A Janela do Tempo
Romance meloso: Crepúsculo '-'

Romance romântico fofo é aquele em que o casal briga, fica sem falar, mas acaba voltando pelo amor ser mais forte, já o meloso é só amoramoramoramor '-' *amora xD* ou seja, no romance fofo eu vejo os defeitos e não somente as ilusões, acho que é isso o-o

Siri Ahcor 7 de maio de 2011 às 20:18  

exemplo de romance meloso: não vou dizer crepusculo porque esse é obvio (e tambem eu considero esse tão meloso que chegaria a ser doentio se não fosse o facto de eles serem imunes a doenças e tal). então.. acho que provavelmente direi stefan e elena. porque tipo... simplesmente não suporto aquela coisa de ele se querer sacrificar o tempo todo por ela e ela por ele. serio. -.-'

Romance fofo... fo... hmm.. fofo... ha.. fofo me lembra romance da disney. o Entrelaçados-Tangled. É fofo.. dá vontade de pegar e ter pra nós.. mas tipo... acho que o motivo por acaba no 'felizes para sempre' e não se alongarem mais na história é porque o felizes para sempre é, de certa forma meloso ou então algo parecido com comodismo.

Hirónicamente eu não gosto de nenhum dos dois. O primeiro se não me matasse desespero eu própria me mataria. E algo me diz que me fartaria bem rápido do segundo.
Para mim, romance que é romance tem que ser um em que o casal brigue até na cama! HAHAHAH
Tipo, eles teriam que ser opostos um do outro. Quanto mais diferentes melhor. E poderiam discordar de quase tudo, de tal maneira a que se não tivessem duas televisões teriam que brigar constantemente pelo controlo remoto. Discordariam nas opiniões de discutiriam com cada um tentando provar que está correcto. Porque para mim um romance tem que nos fazer crescer, desafiar-nos a ir alem da nossa zona de conforto. E quem melhor do que alguem totalmente diferente de nós para nos fazer lutar e evoluir como pessoas? Tipo, qual seria o ponto em sair de casa para ir viver com alguem que não nos desafia? que não nos faça ver que na vida temos de fazer escolhas, cedências, que nem sempre tudo é a nossa maneira..? tipo, como eu iria crescer com alguém que me faz as vontades todas? qual seria o prazer em festejar conquistas quando nem sequer houve luta? quer dizer se não lutamos realmente não conquistamos nada. não é? apenas ficariamos ali a fazer as mesmas coisas de sempre e acabariamos por nos fartar um do outro ou simplesmente acomodavamo-nos como tantos casais de hoje em dia.
então é isso.

porque sério: eu não quero um homem que morra por mim. Eu quero um homem que lute por viver cada dia a meu lado.

Loren Dias 20 de dezembro de 2011 às 08:41  

Respeito Literário né!
Acho que ninguém tem que julgar os romances, e isso me pareceu uma injustiça com twilight, que é sim uma saga pefeita.
Desculpe, mais esse tipo de julgamento eu não aceito!

Postar um comentário

Followers

A Dama Pálida

Minha foto
Kamile Girão
Fortaleza, Ceará, Brazil
Garota, estudante de Letras, protótipo de escritora. Ama velharia, música antiga, pilhas de livros, pilhas de DVD's, desenho, bonecas, um sardentinho geek e, principalmente, escrever.
Ver meu perfil completo
Blog contents © O Fabuloso Destino da Kami 2010. Blogger Theme by NymFont.