Enem e desejos de boa sorte!

Fala aí, pessoal! Tudo belezinha?
Esse post hoje vai para todos os pré-vestibulandos que, amanhã, tentarão o Enem. Ano passado, fiz a prova que valia como vestibular para a UFC e para o IFCE e em 2009 também (embora, nessa época, ela não servisse como critério avaliativo ainda). Digamos que meus dois anos de experiências com vestibulares renderam alguns conhecimentos básicos e que acho válido passar para vocês, leitores vestibulandos :). Então, vamos lá \o/

  • Não estude na véspera! Isso é sério! Sempre que você estuda um dia antes da prova, bate aquele desespero desagradável. Meu Deus, eu não aprendi isso! Como vou fazer na hora da prova? Isso não é nada legal para o seu emocional e pode prejudicar o seu rendimento. Tire o dia para descansar. Saia com amigos, veja um filme, deixe sua mente relaxada e tranquila. Confie no seu período de estudo durante o ano e tenha a consciência de que deu o seu melhor.
  • Se tiver dúvidas em uma questão, passe adiante. Vestibular - principalmente Enem - precisa de um jeito todo especial para se lidar. Lembrem-se de que são apenas quatro (no primeiro dia) e cinco (no segundo) horas de prova para 90 questões extremamente longas e exaustivas! Se você achar que está demorando demais em uma questão, não receei em passar para outras. Infelizmente, o tempo é muito curto para a prova - e é melhor acertar várias em que você tenha segurança, não é mesmo?
  • Mantenha a calma. Acreditem: ficar nervoso não vai te levar a lugar nenhum! Quando tentei meu primeiro vestibular em 2009, estava tão ansiosa que não consegui prestar atenção em nenhuma das questões - e bateu aquele velho e conhecido branco. Façam a prova com tranquilidade e tentem encará-la naturalmente, embora não sem seriedade. Pensar que aquilo é um bicho papão digno de filme de terror só vai deixá-lo mais aflito.
  • Não se esqueçam de marcar a cor no gabarito! Isso é muito importante e, infelizmente, é um detalhe que costuma passar despercebido. Ano passado, na minha sala de prova, precisei presenciar a desagradável cena de uma menina desesperada porque, no primeiro dia, havia esquecido de marcar a cor do caderno. Chequem TODOS os seus dados assim que o fiscal fornecer os gabaritos e, em seguida, marque a cor do seu caderno! Não se arrisquem a perder um ano de estudo por um deslize tão bobo!
  • Levem uma merenda leve para o local de prova. Algumas pessoas costumam sentir fome durante a prova (falo por mim...). Se você for um desses, leve uma merendinha para a prova. Chocolates e sucos de caixa são uma boa pedida. Evitem levar salgados que deixem a sala com um aroma desagradável - afinal, além de você, outras pessoas também estão realizando a prova! E, não menos importante, levem garrafinhas de água!
  • Deixem eletrônicos em casa e relógios! Andei olhando as últimas regras do Enem e vi que você pode levar aparelhos eletrônicos e relógios desde que os deixe com os fiscais (olhe as regras aqui!). No meu caso, sempre prefiro não arriscar. Em todos os meus vestibulares, não levei nenhum aparelho eletrônico - preferia levar cartões telefônicos. Mas, se você o preferir, não esqueça de deixá-los desligados e desativem todos os alarmes!
  • Leve apenas caneta preta. Essa, ao meu ver, é a regra mais desnecessária e errada do Enem. Porém, como é norma, não vamos contrariar, né? Apenas caneta preta, galere! Mas Kami, nem lápis/lapiseira/borracha? Não, pessoas, única e exclusivamente caneta preta!
  • Tenha uma boa noite de sono. A meu ver, quanto mais cansado fisicamente, melhor. Claro, não vamos exceder e ir para uma boate, beber todas e virar a noite! Mas, se você tiver a oportunidade de sair com os amigos, assistir um cineminha ou fazer programas dessa estirpe, não recuse! Isso te deixará mais tranquilo e confortável para fazer a prova, além de te proporcionar uma boa noite te sono - afinal, você estará exausto o suficiente para cair na cama e dormir! :D

Creio que essas sejam as minhas dicas para vestibulares, galere. No mais, desejo que todos façam uma excelente prova e que consigam alcançar seus objetivos! Estarei torcendo por vocês!
Beijos, beijos!
Kami

5 comentários:

Paula Penido 21 de outubro de 2011 às 08:01  

HAHAHAAH adorei as dicas, Kami, mas preciso discordar de uma.

Pra se dar bem, leve aqueles salgadinhos com chieiro insuportááááááável, pra incomodar e tirar a atenção de to-do mundo ao seu redor *U*

Pamella Soares 21 de outubro de 2011 às 09:29  

Caramba, leve comida! Principalmente COMIDA! Parece bobo, mas na hora além da maldita dor de coluna, dá uma fome dos infernos! Não se se é porque é o nervosismo, ou se é a prova mesmo, mas leve bem essa daí.

E outra coisa, quando sentir que a dor de coluna infernal estiver incomodando MUITO, não exite em pedir pra ir ao banheiro. Faça um alongamento, ou coisa parecida... ajuda bastante.

O problema - pelo menos no meu caso foi - não era as questões, ou o tempo. Era na verdade a falta de infra estrutura das escolas que eu fiz as provas. As cadeiras pouco confortáveis me deixava sempre agoniada, e tirava totalmente a minha concentração. --"

Danielly Stefanie 22 de outubro de 2011 às 18:31  

Olha só, achei seu blog porque me deparei com a capa de Yume em um blog literário, então decidi pesquisar sobre o livro que tinha uma capa linda e uma história intrigante. Eu ainda não li seu livro, mas fiquei com uma imensa vontade de ler porque, assim como você, também quero ser escritora. Parabéns pela publicação! Espero realmente um dia conseguir isso também.

Yasmin 24 de outubro de 2011 às 23:26  

Olha só, achei seu blog porque me deparei com a capa de Yume em um blog literário, então decidi pesquisar sobre o livro [2]
E olhando pelo título do livro, senti cheiro de autora otaku no ar huahua :D E isso é ótimo, quanto mais otakus no mundo, melhor >8D
Passando aqui pra falar que achei seu blog uma graça - e os posts também. Me deliciei com a música October do Evanescence, que não conhecia. Já fui muito fã dessa banda do alto dos meus 12~13 anos e até uns 15, sei lá, mas depois que comecei a ouvir bandas de metal com vocal feminino desencanei dela. Mas tenho de concordar que é uma música linda... Um tanto quanto triste, mas linda de verdade *-*
E é legal ver que você escreve e tal... A gente que assiste a animes e lê mangá sempre tem uma imaginação do caramba pra essas coisas né? 8D *morre* Tenho dois livros iniciados mas não consigo sair do lugar com eles, é fácil imaginar a história até certo ponto, mas além das dúvidas o difícil que eu acho é pensar como ela chegará onde você quer e coisas assim. Espero que esse bloqueio um dia passe :<
Enfim, lindo blog, estou seguindo ^^v

Bisous!

Unknown 26 de outubro de 2011 às 17:23  

Ainda bem que sai dessa vida de "vestibulando" rsrs Fiz o Enem ano passado (mas, prefiro esquecer esse detalhe... me deu muita raiva, apesar da minha excelente pontuação... :S )
Desejo a todos que fizeram que não tenham a mesma infelicidade que eu tive nos 3 anos que fiz essa prova :S

Beijos
Ann .:. anngominho.blogspot.com

Postar um comentário

Followers

A Dama Pálida

Minha foto
Kamile Girão
Fortaleza, Ceará, Brazil
Garota, estudante de Letras, protótipo de escritora. Ama velharia, música antiga, pilhas de livros, pilhas de DVD's, desenho, bonecas, um sardentinho geek e, principalmente, escrever.
Ver meu perfil completo
Blog contents © O Fabuloso Destino da Kami 2010. Blogger Theme by NymFont.